TIRA DÚVIDAS SOBRE O PS-ICG 2014

 

 

1)    O que é o PS-ICG 2014?

 

Resposta: Com a adoção do Sistema de Seleção Unificada – Sisu para a seleção de ingresso por meio da nota do Enem, a Univasf modificou o nome do processo seletivo, anteriormente chamado de PSS Vestibular. A partir dessa mudança, a seleção passou a ser denominada de Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos de Graduação da Univasf – PS-ICG.

 

2)    Quais são as principais normas do PS-ICG 2014?

 

Resposta: As normas e procedimento estão previstos em portarias normativas, leis, decretos e nos editais do MEC e da Univasf. Acesse a página de editais e fique por dentro de tudo! Orientamos que lei ATENTAMENTE todos os editais (principalmente o Edital Univasf nº 55, de 23/12/2013), para que não faça sua inscrição incorretamente e perca o direito à vaga por não respeitar as normas do processo seletivo. Além disso, será publicado o Edital de Matrícula e o Edital das vagas remanescentes. FIQUE ATENTO AOS EDITAIS!!!!!!!

 

3)    Como será o PS-ICG 2013 pelo Sisu 1º/2014?

 

Resposta: O candidato que prestou as provas do Enem 2013 acessa o endereço eletrônico do Sisu e se inscreve em duas opções de curso, definindo, por ordem de prioridade, a 1ª e a 2ª opção de curso. As inscrições e normas do Sisu 1º/2014 são de responsabilidade do MEC.

Em seguida, o Sisu divulgará a lista dos classificados que ocupam vaga por ordem de nota do Enem 2013. Essa divulgação ocorrerá em duas chamadas, para as quais os candidatos classificados realizarão matrícula presencial.

Os candidatos que não foram classificados na 1ª opção de curso em uma das duas chamadas devem acessar o Sisu e declarar o interesse em participar da Lista de Espera*. Será por meio desta Lista de Espera que a Univasf ocupará as vagas residuais das duas chamadas do Sisu. Quem não declarar o interesse em participar dessa lista, ficará fora do processo seletivo.

A Lista de Espera será divulgada pelo MEC e publicada pela Univasf que também divulgará um edital que especificará as regras para ocupar as possíveis vagas residuais utilizando a referida lista.

 

OBS. As datas e procedimentos para cada etapa do Sisu foram divulgados em edital do MEC.

 

*A Lista de Espera é o conjunto de candidatos que definiram o mesmo curso como 1ª opção de curso na inscrição do Sisu, mas que não foram classificados nas duas chamadas regulares do Sisu. Para constar na lista, o candidato deve declarar interesse em participar da referida lista dentro do prazo estipulado em edital. A lista é organizada por curso e classificada por grupo, conforme o item 4.5 do Edital Univasf nº 55, de 23/12/2013, que trata sobre as normas e procedimentos para o Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos de Graduação – PS-ICG 2014 da Univasf.

OBS. O candidato que consta na Lista de Espera deve estar atento à divulgação de chamadas, convocações e editais complementares a fim de atender aos procedimentos necessários ao preenchimento das vagas residuais, quando essas existirem.

 

4)    Quais serão os pesos adotados pela Univasf no Sisu?

 

Resposta: A Univasf não adota pesos no Sisu, ou seja, a nota final do candidato é média simples das notas das provas do Enem 2013.

 

5)    Quantas vagas a Univasf oferta anualmente? Todas as vagas serão selecionadas no Sisu 1/2014?

 

Resposta: A Univasf oferta anualmente 1330 vagas nos 23 cursos de Graduação, sendo todas ofertadas na edição do Sisu 1/2014.

 

6)    Quais são os cursos que a Univasf oferta e a quantidade de vagas?

 

Resposta: A Univasf oferta anualmente 1330 vagas nos 23 cursos de Graduação, divididas pelo semestre de ingresso. Veja o quadro de vagas na página do PS-ICG 2014.

Obs. O turno INTEGRAL corresponde ao funcionamento matutino, vespertino ou os dois turnos juntos.

 

7)    Ao final das duas chamadas do Sisu 1º/2014, como serão preenchidas as vagas que sobrarem?

 

Resposta: Após as duas chamadas do Sisu, ainda restando vagas não ocupadas, será aberto o período para declaração de Interesse em Participar da Lista de Espera. Somente os candidatos que acessarem o sistema neste período e declararem interesse em participar da lista espera participarão da etapa seguinte: Lista de Espera. A Univasf adotará a chamada pública. As regras da chamada pública serão divulgadas em edital complementar.

 

8)    Haverá cotas? Quais?

 

Resposta: Na Univasf, o Conselho Universitário decidiu desde o ingresso em 2010 por adotar a política afirmativa de cotas que destina 50% das vagas dos Cursos de Graduação para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Neste ano, com a publicação da Lei de cotas (Lei nº 12.711), a Univasf decidiu que adotar a integralidade da Lei.

Sendo assim, com base no disposto neste item (4.) do Edital nº 55, a distribuição das vagas será composta por 5 (cinco) grupos, a saber:

 

a) Grupo L1: vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme a alínea “a” do inciso I do item 4.1.;

b) Grupo L2: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme a alínea “a” do inciso I do item 4.1.;

c) Grupo L3: vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme a alínea “a” do inciso I do item 4.1.;

d) Grupo L4: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme a alínea “a” do inciso I do item 4.1.;

e) Grupo Ampla Concorrência (AC): vagas destinadas aos estudantes que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.

 

Os percentuais de Pretos, Pardos e Indígenas estão especificados no item 4.2.2 do Edital Univasf nº 55, de 23/12/2013, e a sua aplicação no Anexo I do mesmo edital.

 

9)    Como posso ver a concorrência das seleções anteriores?

 

Resposta: Na página da SRCA há um link que trata dos processos seletivos anteriores. Nele, o interessado pode acessar as informações de todos os processos seletivos realizados pela Univasf.

 

10) Quais são os documentos necessários e normas para a matrícula?

 

Resposta: Será publicado um edital específico para a matrícula na página do PS-ICG 2014.

 

11) Em caso de dúvidas, como proceder?

 

Resposta: Se a dúvida for sobre problemas técnicos do Sisu, quem responde é o MEC. Se a dúvida for sobre as informações da Univasf, o candidato pode acessar a página do PS-ICG 2014 ou entrar em contato pelo e-mail srca@univasf.edu.br.